
-
Arquitetos: Ligia Zilbersztejn, Luiz Solano
- Área: 25 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Felco
-
Fabricantes: Lightsource, Trisoft Brasil

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira loja da Vehr em São Paulo ocupa um espaço de 25 m² em um shopping center da cidade. O projeto teve como primeiro passo o desenvolvimento de um sistema de expositores para cada tipologia de joia que pudessem ser encaixados e distribuídos em uma superfície vertical.


Buscando maximizar e priorizar a área expositiva, essa superfície cobre todo o perímetro interno da loja — excluindo os acessos à loja, ao caixa e ao estoque — até a altura de 2,50 m, e foi executada com painéis e peças expositivas modulares feitos em placas acústicas de fibras e feltros de poliéster 100% reciclado cortadas na CNC e laser. No centro do espaço, foram dispostas bancadas de apoio revestidas com o mesmo material.

A fachada foi executada em painéis de ACM com lâmina de aço inox escovado e recuada em relação às demais, para tensionar a uniformidade do corredor e direcionar a atenção ao interior da loja. O acesso se dá por um vão quadrado, sem porta, com 2,10 m x 2,10 m. Acima da entrada está o nome da loja, feito em letras de acrílico colorido retro iluminadas; à direita, há uma pequena vitrine.

Diferente da superfície escura e absortiva das paredes internas — projetada para o tratamento acústico do ambiente e para destacar as joias — o piso de epóxi autonivelante cinza e o forro inclinado de gesso pintado de branco funcionam como elementos de reflexão e rebatimento da luz. A iluminação do ambiente é feita por um foco indireto sobre os painéis laterais e por spots direcionados às joias, distribuídos em dois trilhos suspensos.


Para o suporte das joias, foram desenvolvidas cerca de 25 variações de peças para expor todo o catálogo da marca. Elas se encaixam em uma faixa de 1,20 m com uma quadrícula rebaixada, permitindo diversas composições conforme os lançamentos e coleções. No perímetro da loja, também são criadas duas vitrines coloridas (azul e laranja) para dar destaque às novas coleções e produtos. Além das peças expositivas, há espelhos e pontos sem revestimento, onde pequenos painéis retro iluminados acendem o rosto dos clientes ao experimentarem colares, brincos, anéis, braceletes e pingentes.














